Notícias

PHDA – Estado de Arte

A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento, tendo uma prevalência de 5% a 7% e sendo uma das condições de saúde mental mais comuns em crianças.

PHDA – Características, Avaliação e Intervenção

A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção consiste numa perturbação poligénica complexa, que envolve vários genes ou grupos de genes, que parecem contribuir para uma maior suscetibilidade para a patologia

Alterações Motoras e Sensoriais na PHDA

A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é uma das perturbações de neurodesenvolvimento mais frequentes em idade escolar, mas também se pode manifestar em adultos. Esta pode apresentar-se sob três formas: predominantemente de desatenção, predominantemente impulsividade/ hiperatividade e subtipo combinado.

Disgrafia – Perturbação da Aprendizagem Específica da Expressão Escrita

A Disgrafia é uma Dificuldade de Aprendizagem Específica com Défice na Expressão Escrita, caracterizada por dificuldades na legibilidade e velocidade da escrita. Estas dificuldades são acompanhadas por um pobre alinhamento postural, incorreta preensão do lápis, dificuldade em formar letras, números e palavras por escrito, dificuldade na estruturação e organização da escrita, dificuldade em soletrar palavras corretamente, organizar pensamentos e ideias na escrita, entre outras.

Dislexia – Caracterização, Sinais de Alerta, Avaliação e Intervenção

A Dislexia é uma Perturbação do Neurodesenvolvimento, que se caracteriza por dificuldades significativas na precisão ou fluência no reconhecimento de palavras e nos processos ortográficos, as quais não são resultantes de dificuldade intelectual, alterações sensoriais, perturbações neurológicas ou motoras, absentismo escolar, desvantagem económica ou ambiental.

Neurofeedback na Estimulação da Atenção

Os treinos cognitivos e as tecnologias neles usadas, são hoje em dia muito utilizados para apoiar em diversas necessidades, como por exemplo no treino da atenção.