fbpx
Notícias

A importância da Reabilitação Cognitiva em doentes com AVC

Uma das sequelas mais comuns em doentes que sofrem um Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um défice cognitivo que depende em grande parte da extensão da lesão. No entanto, graças a estudos recentes, foi demonstrado que tanto durante as fases agudas como crónicas, podem ser obtidos grandes benefícios e melhorias com uma reabilitação neuropsicológica adequada.

Como tratar o AVC: Estimulação cerebral não-invasiva

No caso de pessoas que sofreram um AVC, a reabilitação das funções motoras e cognitivas tem sido limitada ao que era conhecido. Contudo, nas últimas décadas, foram desenvolvidas novas tecnologias baseadas em novas descobertas sobre a doença que podem representar um antes e um depois.

Reabilitação motora em AVC com ARMEO

Nos últimos anos, os investigadores realizaram revisões sistemáticas das intervenções terapêuticas e uma multiplicidade de pesquisas para determinar a melhor intervenção terapêutica de forma a recuperar a mobilidade do braço.

Hospital de Londres desenvolve um programa para a reabilitação após AVC de pacientes em condição crónica

Coronavírus: como enfrentar a ansiedade?

A pandemia da COVID-19 causa não só graves ameaças à nossa saúde física, mas também desencadeia uma grande variedade de problemas psicológicos, entre eles, o pânico geral. Em particular, a implementação da quarentena tem mantido um grande número de pessoas em isolamento, trazendo consequências prejudiciais e muito significativas em vários aspetos da vida das pessoas.

Como Tratar o Declínio Cognitivo

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (2017) a população com 65 ou mais anos de idade residente em Portugal poderá aumentar mais de 30%, alcançando os 2,8 milhões de pessoas nos próximos anos.