Notícias

Dia Mundial da Esclerose Múltipla

O Dia Mundial da Esclerose Múltipla é celebrado na última quarta-feira de maio. Estima-se que existem 2,3 milhões de pessoas com esclerose múltipla em todo o mundo, entre as quais 5 mil portugueses.

Autismo – Uma hipótese que poderia finalmente revelar a origem nos próximos anos

Embora a causa do autismo seja desconhecida, a investigação científica aponta para uma origem na “Triple Network Hypothesis”, o que explica porque ocorrem os principais sintomas da doença.

Parkinson: como lidar com as limitações da doença 

A Doença de Parkinson (DP) é uma perturbação neurológica do movimento, progressiva e degenerativa. É causada pela morte de células que produzem um neurotransmissor, chamado dopamina numa determinada área do cérebro (substância nigra).

Dia Mundial da Atividade Física

Nesta semana que assinala o dia Mundial da Atividade Física, no dia 6 de Abril, a NeuroVida vem relembrar a importância de realizar exercício físico mantendo-se ativo. Sabe-se que, de acordo com evidências científicas, o sedentarismo é uma das causas dos danos a nível da saúde.

O que é um AVC? Fatores de Risco e Tratamento

O acidente vascular-cerebral (AVC) é a principal causa de incapacidade mundial afetando gravemente a qualidade de vida dos utentes. Este termo é utilizado pelos profissionais de saúde para se referirem à morte de células em determinada área do cérebro devido à falta de fluxo sanguino durante um período de tempo.

Intervenção não Farmacológica da Demência

O aumento da população idosa está associado a um aumento da incidência de demência e outras doenças neurodegenerativas. À medida que envelhecemos as nossas funções cognitivas sofrem um declínio, que se pode dever ao envelhecimento relacionado com a idade, ou ao surgimento de patologia neurológica.