Neurofeedback na Estimulação da Atenção

Os treinos cognitivos e as tecnologias neles usadas, são hoje em dia muito utilizados para apoiar em diversas necessidades, como por exemplo no treino da atenção. Durante o crescimento das crianças, por vezes surgem algumas implicações no seu neurodesenvolvimento, acabando por causar dificuldades no seu desempenho escolar, atenção e concentração, foco e entre outras caraterísticas. Treinar a atenção com eficácia, pode requerer o apoio de terapias e tecnologias inovadoras como por exemplo o Neurofeedback e de softwares interativos como o Zukor Interative®.

As dificuldades na atenção podem acontecer por várias razões, mas, uma das principais trata-se da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Especialmente, nas crianças e adolescentes, esta condição afeta o seu neurodesenvolvimento de maneira que os sintomas podem influenciar o seu comportamento e por sua vez o desempenho escolar, âmbito familiar e em outros setores, sendo necessário controlar e melhorar os sintomas.

Estudos apontam que o Neurofeedback é uma opção benéfica como terapia inovadora, apoiando quer na autorregulação dos padrões de atividade cerebral que se encontra disfuncional, quer na regulação comportamental permitindo ajudar por exemplo a controlar a impulsividade, a aumentar a capacidade atencional e a melhorar o controlo motor. Quando combinado com outras intervenções (ex.: medicação, treino atencional, atividade física), ajuda a reduzir os sintomas primários da PHDA (desatenção, hiperatividade, impulsividade).

Ainda que o Neurofeedback tenha mais de 45 anos de introdução à prática clínica, a sua reformulação, inclui o uso de Z-Score e swLORETA (3D) com 19 canais de EEG, o que lhe confere um caráter inovador.

O EEG Neurofeedback é realizado através de um software conectado com o computador, que permite não só registar a atividade cerebral em tempo real, como também permite ao paciente regular a sua atividade cerebral através de feedback recebido por sons, vídeos, jogos interativos ou gráficos. Com esta intervenção, pode ser treinada a atenção da criança ou adolescente através do software Zukor Interative®.

Este software possui diferentes possibilidades jogáveis, que permitem treinar por exemplo a atenção, sendo uma dessas possibilidades o Zukor’s Air®. Este jogo com feedback interativo, consiste em voar através de uma aeronave, animal ou criatura de fantasia, com o objetivo de passar através de anéis, recebendo pontos de treino contínuos se for bem-sucedido na regulação da atividade e, podendo ainda receber pontos bónus com a passagem pelos anéis. O feedback é recebido através de estímulos audiovisuais, permitindo uma jogabilidade intuitiva e responsiva, levando à necessidade de desenvolver uma estratégia que por sua vez apoia no treino da atenção e concentração, mas também, no processo de autorregulação.

NeurofeedbackNa Neurovida, poderá encontrar uma equipa com profissionais especializados em Neurofeedback entusiasmados e dispostos a intervir com esta excelente alternativa inovadora, de modo a apoiar na aquisição de resultados que venham a beneficiar a qualidade de vida do seu filho(a).
Fique atento, pois abordaremos no decorrer do mês de Junho um pouco mais de informação sobre esta condição: a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção.

“Ao longo do tempo que o Pedro tem realizado os treinos de Neurofeedback, temos notado a sua evolução. Revela-se mais adulto e maduro, mais responsável em realizar tarefas respetivas da sua idade respeitando os horários (ex.: TPC’s), com mais capacidade para gerir as suas crises de ansiedade, maior capacidade de concentração e um comportamento social mais adequado, tendo vindo a adaptá-lo cada vez mais às circunstâncias”.

Mãe do Pedro

Referências Científicas:

Sampedro Baena, L., Fuente, G., Martos-Cabrera, M. B., Gómez-Urquiza, J. L., Albendín-García, L., Romero-Bejar, J. L., & Suleiman-Martos, N. (2021). Effects of Neurofeedback in Children with Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder: A Systematic Review. Journal of clinical medicine, 10(17), 3797. https://doi.org/10.3390/jcm10173797.

Deilami, M., Jahandideh, A., Kazemnejad, Y., Fakour, Y., Alipoor, S., Rabiee, F., Pournesaie, G. S., Heidari, R. N., & Mosavi, S. A. (2016). The Effect of Neurofeedback Therapy on Reducing Symptoms Associated with Attention Deficit Hyperactivity Disorder: A Case Series Study. Basic and clinical neuroscience, 7(2), 167–171. https://doi.org/10.15412/J.BCN.03070211.

Results of Neurofeedback in Treatment of Children with ADHD: A Systematic Review of Randomized Controlled Trials. Moreno-García I, Cano-Crespo A, Rivera F. Appl Psychophysiol Biofeedback. 2022 May 25. doi: 10.1007/s10484-022-09547-1. Online ahead of print.

Effects of Twenty Hours of Neurofeedback-Based Neuropsychotherapy on the Executive Functions and Achievements among ADHD Children. Liao YC, Guo NW, Su BY, Chen SJ, Tsai HF. Clin EEG Neurosci. 2022 May 24:15500594221101693. doi: 10.1177/15500594221101693.

Effectiveness of neurofeedback training, behaviour management including attention enhancement training and medication in children with attention-deficit/hyperactivity disorder – A comparative follow up study. Roy S, Mandal N, Ray A, Roy PK, Bhattacharyya A, Saha PK. Asian J Psychiatr. 2022 Apr 25:103133. doi: 10.1016/j.ajp.2022.103133.

Neurotherapeutics for ADHD: Do they work? Rubia K. Psych J. 2022 Jun;11(3):419-427. doi: 10.1002/pchj.544.

Comparative efficacy of targeted structural patterns of electroencephalography neurofeedback in children with inattentive or combined attention deficit hyperactivity disorder. Wang FH, Sun LY, Cui XM, Zhao HD, Yang LF, Wang Z, Shi TK. Brain Behav. 2022 Apr 24:e2572. doi: 10.1002/brb3.2572.

Sobre o Autor

A NeuroVida é uma instituição médica de neurologia e neurociências, pioneira em Portugal, que presta atenção integrada e interdisciplinar de cuidados a doentes do foro neurológico e neuropsiquiátrico. 

A clínica conta com uma equipa de especialistas em diversas áreas interdisciplinares liderada pelo Dr. Lázaro Álvarez, neurologista e neurocientista com mais de 30 anos de experiência.

Se quiser saber mais sobre a clínica ou a sua equipa médica, recomendamos-lhe que visite o nosso site oficial.

Ver mais: crianças, deficit de atençao, dificuldades de aprendizagem, neurofeedback, neurolearning, phda