Pré-requisitos Para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita nas Crianças

As dificuldades na leitura e na escrita surgem de uma perturbação do neurodesenvolvimento que irá dificultar a capacidade de aprendizagem de competências académicas especificas para estas áreas e ocorrem independentemente do nível intelectual da criança ou da sua motivação.

Segundo a Associação Portuguesa de Pessoas com Dificuldades de Aprendizagem Específicas, o número de crianças com estas dificuldades tem vindo a aumentar, registando-se atualmente uma prevalência de 5% a 10% da população total de alunos, o que é bastante preocupante, uma vez que um elevado número destas crianças não beneficia de nenhum apoio especializado, levando ao insucesso escolar. Assim, é importante procurar ajuda de profissionais especializados, como o terapeuta da fala, o mais precocemente possível, para que tenham uma intervenção adequada e, assim, diminuir o impacto das dificuldades na vida destas crianças. Dentro das dificuldades de leitura e escrita temos:

  • Dislexia: Perturbação especifica de etiologia neurológica que interfere na aprendizagem da leitura, impedindo a criança de ler/compreender ou escrever com a mesma facilidade de outras da sua faixa etária. É caracterizada por lacunas ao nível da consciência fonológica, dificuldades em evocar ou definir palavras, dificuldades na reprodução de histórias, fraca correspondência fonema (som) grafema (letra), dificuldades na discriminação auditiva dos sons da fala e alterações na leitura.
  • Disortografia: Perturbação caracterizada por erros de escrita, podendo ser linguístico-percetivos (omissões, adições, inversões ou substituições de letras ou silabas), visuoespaciais (substituição entre letras visualmente parecidas ou letras escritas em espelho), relativos ás regras ortográficas (pontuação e acentuação) ou relativos ao conteúdo (juntar ou separar palavras indevidamente) e também por dificuldades de organização e estruturação de enunciados escritos (utilização de frases curtas e com vocabulário pobre).
  • Disgrafia: É uma perturbação funcional, diretamente relacionada com a grafia, dando origem a caligrafia deficiente e letras com pouca diferenciação entre si, mal construídas ou com diferença de tamanho entre elas. Crianças com disgrafia apresentam desorganização espacial, alterações na pega e utilização dos materiais de escrita, letras imperceptíveis, traçado incorreto (demasiado grosso ou suave) ou inverso (escrever de baixo para cima) e erros de escrita.

No entanto, tal como supracitado, a aprendizagem da leitura e da escrita não é algo automático, sendo necessário que as crianças adquiram algumas competências antes de iniciarem este processo. A aquisição destas competências é essencial para que as crianças sejam competentes na arte de ler e escrever e, assim, minimizar ou evitar as dificuldades descritas neste artigo. Os pré-requisitos para uma boa aprendizagem da linguagem escrita são:

  • Desenvolvimento adequado da linguagem oral (compreensão e expressão)
  • Existência de uma boa consciência fonológica (capacidade em diferenciar, memorizar e utilizar corretamente os sons, silabas e palavras e perceção adequada de que a frase é composta por palavras, as palavras por silabas e as silabas por sons)
  • Memória visual e auditiva mantida (conseguir lembrar-se do que viu ou ouviu)
  • Capacidade de manter a atenção
  • Coordenação visuomotora (coordenar o movimento com o olhar)

 

Este é o nosso Pedro, acompanhado pela equipa da NeuroVida, estando neste momento em período de aquisição das competências necessárias para a aprendizagem da leitura e da escrita. O Pedro percorreu um longo caminho até chegar aqui e é um orgulho para todos nós.

Se sentir que o seu filho tem alguma das dificuldades presentes no artigo não hesite em procurar a NeuroVida, temos uma equipa multidisciplinar e especializada pronta para o ajudar. 

Bibliografia consultada:

Coelho, D. T. (s.d.). Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia. Obtido de http://www.ciec-uminho.org/documentos/ebooks/2307/pdfs/8%20Inf%C3%A2ncia%20e%20Inclus%C3%A3o/Dislexia.pdf

Ferreira, D. (2018). Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial. Avaliação e Intervenção nas Dificuldades deAprendizagem – Dislexia – na Idade Escolar. Obtido de https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/6808/1/DM_Diana%20Ferreira.pdf

Sobre o Autor

A NeuroVida é uma instituição médica de neurologia e neurociências, pioneira em Portugal, que presta atenção integrada e interdisciplinar de cuidados a doentes do foro neurológico e neuropsiquiátrico. 

A clínica conta com uma equipa de especialistas em diversas áreas interdisciplinares liderada pelo Dr. Lázaro Álvarez, neurologista e neurocientista com mais de 30 anos de experiência.

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