Dia Mundial da Atividade Física

Nesta semana que assinala o dia Mundial da Atividade Física, no dia 6 de Abril, a NeuroVida vem relembrar a importância de realizar exercício físico mantendo-se ativo.

Sabe-se que, de acordo com evidências científicas, o sedentarismo é uma das causas dos danos a nível da saúde. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), é recomendando que os adultos entre os 18 e os 65 anos realizem atividades físicas de forma moderada (150 a 300 minutos) ou atividades físicas de forma intensa (75 a 150 minutos), caso não haja contraindicações. No caso dos idosos, devem manter-se ativos de acordo com a sua capacidade funcional, e tendo sempre em conta a possibilidade de existirem algumas limitações, recomendando-se que, caso não existam, devem continuar com a mesma indicação para a atividade física.

A atividade física é importante, uma vez que contribui para o reforço do sistema imunitário e para a saúde e bem-estar físico e psicológico. Além disso, proporciona alguns benefícios, tais como, a redução da pressão arterial, o fortalecimento de articulações e aumento de força e resistência muscular, a produção de neurotransmissores que apoiam no combate à ansiedade e depressão e diminuição do stress. Além disso, ajuda a reduzir o risco de contrair doença cardíaca coronária ou até mesmo AVC e diabetes, como também previne o risco de quedas.

Adicionalmente devem haver cuidados nesta prática, assim como a procura de profissionais que o apoiem em caso de, por exemplo, ter um descontrolo na sua hipertensão, no caso de estar abaixo do peso indicado para a sua idade, de sentir falta de ar, palpitações ou tonturas durante a prática de atividades físicas ou exercícios físicos.

Adicionalmente devem haver cuidados nesta prática, assim como a procura de profissionais que o apoiem em caso de, por exemplo, ter um descontrolo na sua hipertensão, no caso de estar abaixo do peso indicado para a sua idade, de sentir falta de ar, palpitações ou tonturas durante a prática de atividades físicas ou exercícios físicos.

É importante salientar que muitas pessoas sofrem de perturbações neurológicas ou patologias nas quais, em alguns casos, a promoção da saúde e prevenção da doença (ex.: prevenção de AVC) podem evitar o seu progresso ou mesmo apoiar na qualidade de vida no quotidiano, reforçando, por exemplo, o equilíbrio muscular.

Na NeuroVida procuramos apoiar e intervir consoante as necessidades individuais de cada paciente após a ocorrência de alguma circunstância a nível da saúde. Um dos nossos serviços mais requisitados é no âmbito da Fisioterapia, no qual podem ser realizados programas específicos e exercícios especializados tendo em conta o objetivo clínico, servindo não só de apoio na prevenção de doenças, como também na promoção da saúde, proporcionando mais qualidade de vida para as pessoas.

A sua qualidade de vida está diretamente relacionada com a forma como promove a sua saúde e previne que doenças possam ocorrer no seu quotidiano. Mantenha-se fisicamente ativo e, caso necessite de um programa especializado devido a alguma condição de saúde, não hesite em procurar a nossa ajuda.

Sobre o Autor

A NeuroVida é uma instituição médica de neurologia e neurociências, pioneira em Portugal, que presta atenção integrada e interdisciplinar de cuidados a doentes do foro neurológico e neuropsiquiátrico. 

A clínica conta com uma equipa de especialistas em diversas áreas interdisciplinares liderada pelo Dr. Lázaro Álvarez, neurologista e neurocientista com mais de 30 anos de experiência.

Se quiser saber mais sobre a clínica ou a sua equipa médica, recomendamos-lhe que visite o nosso site oficial.

Ver mais: Atividade Física, neuroreabilitação, Reabilitação