
Estima-se que as dificuldades de aprendizagem afetem cerca de 5% a 15% da população mundial, sendo uma das principais causas de inadaptação e insucesso escolar, com possíveis consequências na idade adulta.
Quando não diagnosticadas e tratadas adequadamente, as crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem entram numa espiral de insucesso académico, desmotivação, baixa auto-estima, o que pode dar origem a perturbações do humor e/ou comportamentais mais graves.
A identificação precoce é uma das estratégias mais eficientes na minimização das suas consequências, proporcionando uma intervenção adequada e apropriada a cada caso.
Dificuldades de aprendizagem: O que são?
De acordo com o National Joint Committe of Learning Desabilities (1994), “dificuldades de aprendizagem é um termo genérico que diz respeito a um grupo heterogéneo de perturbações manifestadas por problemas significativos na aquisição e uso das capacidades de escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio ou matemática.
Estas perturbações, presumivelmente devidas a uma disfunção do Sistema Nervoso Central, são intrínsecas ao indivíduo e podem ocorrer durante toda a sua vida”.
Quais os principais Sinais de Alerta?
Os principais sinais de alerta que fazem suspeitar de uma possível dificuldade de aprendizagem são:
- Dificuldades de atenção e concentração
- Esquecimento fácil
- Discurso confuso e desorganizado
- Inversão, omissão, adição de letras a falar e/ou escrever
- Troca de palavras a ler
- Muitos erros na escrita
- Confusão com os sons que compõem as palavras
- Dificuldades na compreensão de textos ou naquilo que os outros dizem
- Dificuldades na realização de operações aritméticas e na ordenação espacial dos números
- Dificuldade na interpretação e resolução de problemas matemáticos
- Perda e desorganização do material escolar
- Dificuldades em gerir o tempo e terminar tarefas
- Problemas de comportamento, baixa auto-estima e frustração
- Desinteresse e desmotivação com a escola
Tratamento: Conheça o Programa Neurolearning
O cérebro é por excelência o órgão da aprendizagem, e a escola e os pais são os principais intervenientes na educação das crianças. Tendo isto em mente, a nossa filosofia é a colaboração e comunicação constante entre os profissionais que fazem parte da nossa equipa, os pais e os agentes educativos, tendo como princípios os mais recentes conhecimentos das neurociências aplicados tanto à clínica como à educação.
Desta forma, conseguimos fornecer apoio com ferramentas e estratégias que optimizem o processo ensino-aprendizagem, melhorem as competências necessárias para que as crianças aprendam com mais facilidade, diminuam a frustração e atinjam mais facilmente os objetivos académicos.
O que tratamos?
- Dificuldades específicas de aprendizagem (dislexia, disortografia, discalculia)
- Perturbações especificas do desenvolvimento da linguagem
- Perturbações da articulação verbal
- Perturbação de hiperactividade e défice de atenção (PHDA)
- Perturbação de aprendizagem não-verbal
- Perturbação específica no desenvolvimento da coordenação motora
- Défice cognitivo
- Patologias que afetem o neurodesenvolvimento (síndromes genéticas, epilepsia, entre outros)
Se quiser saber mais sobre o programa Neurolearning, contacte-nos através do formulário abaixo.