Sofre de problemas de coordenação e perda de equilíbrio? Saiba como estas técnicas promissoras podem ajudar

Ataxia Cerebelar é o nome dado à descoordenação e disfunção do equilíbrio, sem fraqueza muscular, que acontece em pacientes com AVC, esclerose múltipla, degeneração no cerebelo, entre outras causas.

Pode também causar dificuldades no movimento nos membros superiores e inferiores, no controlo visuomotor, e na marcha.

O tratamento da ataxia cerebelar baseia-se no controlo dos sintomas e na compensação dos défices. A intervenção da fisioterapia tem mostrado forte evidência da sua eficácia em melhorar a funcionalidade, a mobilidade, e o equilíbrio.

Técnicas mais utilizadas pela Fisioterapia

  • Treino de coordenação
  • Treino em bicicleta
  • Treino em passadeira
  • Exercícios de equilíbrio com biofeedback assistido por tecnologia
  • Treino muscular isométrico para fortalecimento
  • Reeducação vestibular

A estimulação cerebral não-invasiva pode ajudar?

Estudos recentes mostram que os efeitos da fisioterapia podem ser potenciados com técnicas de estimulação cerebral não-invasiva sobre o cerebelo, ou sobre outras áreas do sistema motor, com o objectivo de facilitar a aprendizagem motora e assim melhorar o desempenho do paciente.

Em Agosto do ano passado, uma investigação sobre os efeitos da Estimulação Transcraniana de Corrente Contínua (ETCC) demonstrou que a ETCC cerebelo-espinhal produziu melhorias em todos os parâmetros de desempenho.

“Estes resultados sugerem que esta terapia é eficaz e parece ter um perfil seguro no tratamento das ataxias, prometendo uma nova abordagem terapêutica para este grupo de pacientes.”

Venha conhecer os nossos serviços especializados de Reabilitação Motora. Consulte o nosso website www.neurovida.pt ou telefone para 21 153 53 00.

 

Sobre o Autor

A NeuroVida é uma instituição médica de neurologia e neurociências, pioneira em Portugal, que presta atenção integrada e interdisciplinar de cuidados a doentes do foro neurológico e neuropsiquiátrico. 

A clínica conta com uma equipa de especialistas em diversas áreas interdisciplinares liderada pelo Dr. Lázaro Álvarez, neurologista e neurocientista com mais de 30 anos de experiência.

Se quiser saber mais sobre a clínica ou a sua equipa médica, recomendamos-lhe que visite o nosso site oficial.

Ver mais: ataxia, AVC, Estimulação cerebral não-invasiva, Reabilitação