Ataxia Cerebelar é o nome dado à descoordenação e disfunção do equilíbrio, sem fraqueza muscular, que acontece em pacientes com AVC, esclerose múltipla, degeneração no cerebelo, entre outras causas.
Pode também causar dificuldades no movimento nos membros superiores e inferiores, no controlo visuomotor, e na marcha.
O tratamento da ataxia cerebelar baseia-se no controlo dos sintomas e na compensação dos défices. A intervenção da fisioterapia tem mostrado forte evidência da sua eficácia em melhorar a funcionalidade, a mobilidade, e o equilíbrio.
Técnicas mais utilizadas pela Fisioterapia
- Treino de coordenação
- Treino em bicicleta
- Treino em passadeira
- Exercícios de equilíbrio com biofeedback assistido por tecnologia
- Treino muscular isométrico para fortalecimento
- Reeducação vestibular
A estimulação cerebral não-invasiva pode ajudar?
Estudos recentes mostram que os efeitos da fisioterapia podem ser potenciados com técnicas de estimulação cerebral não-invasiva sobre o cerebelo, ou sobre outras áreas do sistema motor, com o objectivo de facilitar a aprendizagem motora e assim melhorar o desempenho do paciente.
Em Agosto do ano passado, uma investigação sobre os efeitos da Estimulação Transcraniana de Corrente Contínua (ETCC) demonstrou que a ETCC cerebelo-espinhal produziu melhorias em todos os parâmetros de desempenho.
“Estes resultados sugerem que esta terapia é eficaz e parece ter um perfil seguro no tratamento das ataxias, prometendo uma nova abordagem terapêutica para este grupo de pacientes.”
Venha conhecer os nossos serviços especializados de Reabilitação Motora. Consulte o nosso website www.neurovida.pt ou telefone para 21 153 53 00.