Conheça diferentes técnicas para a reabilitação das capacidades motoras após uma lesão cerebral

As capacidades motoras são fundamentais para o desempenho das actividades da vida diária, pelo que, após lesões cerebrais no sistema motor, é necessário reaprendê-las.

A neuroreabilitação visa ajudar na manutenção das capacidades remanescentes, na reaquisição de capacidades perdidas e na aprendizagem de novas capacidades para compensar os défices e, assim, alcançar o máximo de autonomia possível.

São vários os métodos específicos usados na reabilitação neurológica, os quais dependem dos objectivos a alcançar. Geralmente:

1 – Melhorar o controlo postural e o equilíbrio

O exercício físico é uma maneira eficaz de melhorar o equilíbrio em pacientes neurológicos, e essas melhorias podem reduzir o número de quedas. Os programas de reabilitação são mais eficazes quando incluem exercícios multidimensionais, bem como treinos em plataformas dinâmicas.

2- Conseguir andar e melhorar a marcha

A fim de optimizar a marcha, deverá ser aumentada a força e o controlo muscular, e treinado o ritmo e a coordenação. Isto é conseguido através da combinação de alongamentos, exercícios de força e carga, estimulação eléctrica funcional, e prática de caminhada em circuitos estimulantes e em passadeiras com suspensão (ver vídeo).

3- Alcançar, agarrar e manipular

O objectivo final da abordagem terapêutica para o membro superior é recuperar a função perdida, ou procurar compensar o défice. Diferentes intervenções são utilizadas, tais como a reeducação, o treino do movimento, preensão e libertação de objectos, terapia de restrição, e estimulação eléctrica funcional para potenciar a coerência e o fortalecimento neuromuscular (ver vídeo).

Existem outras técnicas mais avançadas para potenciar a reabilitação motora?

Sim. Apesar das técnicas de estimulação cerebral nãoinvasiva (ECNI) serem uma ferramenta recente, e em desenvolvimento, demonstram um grande potencial terapêutico de apoio à neuroreabilitação.

Está demonstrado que as ECNI podem modular a actividade cerebral e potenciar a recuperação, facilitando a aprendizagem motora do hemisfério lesionado, uma vez que fortalecem e consolidam as ligações neuronais recém-formadas pelos treinos de reabilitação.

Venha conhecer os nossos serviços especializados de Reabilitação Motora. Consulte o nosso website www.neurovida.pt ou telefone para 21 153 53 00.