Meditação Mindfulness: conheça os benefícios desta prática milenar

O Mindfulness é uma prática milenar com origem na cultura oriental do sudeste asiático. No final da década de 1970, Jon Kabat-Zinn, doutorado em biologia molecular e professor na Harvard Medical School, conseguiu instituir esta prática no mundo ocidental e desenvolveu o famoso programa de oito semanas de Meditação Mindfulness para a Redução de Stress, considerado o protocolo mais eficaz no tratamento de várias perturbações do sistema nervoso.

Benefícios reconhecidos por diversos países

Este programa foi adoptado por vários sistemas nacionais de saúde (americano, inglês e australiano, entre outros), devido ao seu enorme sucesso na prevenção e cura de doenças do foro psicossomático, assim como na promoção do bem-estar. Foi também introduzido nos sistemas escolares de diversos países, devido aos seus inúmeros benefícios físicos e mentais no desenvolvimento infantil e juvenil.

O Mindfulness previne ainda o declínio cognitivo e a perda de faculdades mentais nos idosos, assim como o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas como, por exemplo, Alzheimer e Parkinson.

Alguns dos melhores atletas e treinadores do mundo também praticam Mindfulness para melhorar a performance desportiva, reduzir as lesões e acelerar a recuperação pós-competição.

Na Clínica NeuroVida, através de investigação científica, tecnologia de ponta e o mais elevado rigor, estamos a desenvolver formas de tornar esta prática milenar ainda mais eficiente e benéfica. Saiba mais informações e conheça as principais indicações no nosso website: www.neurovida.pt/pt/a-clinica/especialidades/meditacao-mindfulness