Alerta de convulsão! Neurotecnologia para assistência precoce em crises epilépticas

Na Epilepsia, os problemas durante o sono são uma causa comum de lesão cerebral e até morte súbita, ocorrendo frequentemente após convulsões tónico-clónicas generalizadas.

Com isto em mente, os investigadores têm procurado formas de detetar as convulsões e avisar de imediato os cuidadores para que estes prestem o auxílio necessário e assim possam reduzir os riscos de complicações, tais como ferimentos ou a morte inesperada.

Existem já no mercado dispositivos para este fim, que detetam a atividade simpática e o movimento dos membros (que estão associados ao início das crises tónico-clónicas), notificando a família e/ou cuidadores no caso de ocorrer uma convulsão.

Por exemplo, a Smart Monitor criou o Smartwatch Inspyre para o Apple Watch, e mais recentemente a FDA aprovou o Smartwatch Embrace. Este último, também aprovado pela Agência Médica Europeia, envia um alerta quando é detetada uma convulsão, permitindo obter ajuda rapidamente.

O Diretor do Comprehensive Epilepsy Center, da Universidade de Nova Iorque, afirma que:

as evidências científicas indicam fortemente que, em muitos casos, a intervenção atempada em convulsões tónico-clónicas pode salvar vidas, tendo este dispositivo um enorme potencial pela sua capacidade de alertar quando estas ocorrem.

No entanto, uma vez que as evidências em favor destes dispositivos provêm de estudos realizados em unidades hospitalares e em ambientes domésticos, encontram-se ainda a ser estudados e avaliados pelo seu desempenho no “mundo real”.

Referências
https://www.mdmag.com/medical-news/fda-approves-embrace-smartwatch-for-seizure-monitoring
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6017692/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28980315
https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1555343417716040