A Clínica NeuroVida tem vindo a desenvolver um programa para combater o declínio cognitivo, o Psicotrend, direcionado para a promoção/manutenção das capacidades cognitivas. Este programa tem vindo a demonstrar benefícios significativos para os nossos utentes, pelo que, convencidos da utilidade de transferir este Método Terapêutico à comunidade (nomeadamente nos contextos familiares e sociais), desenvolvemos um novo serviço ao domicílio: o NeuroHome.
Reabilitação cognitiva ao domicílio
A Reabilitação Cognitiva tem vindo a demonstrar eficácia na recuperação e preservação das funções cognitivas complexas. Duas estratégias podem ser aplicadas, de acordo com a situação clínica e a reserva cognitiva:
- Programas de Treino Cognitivo Computorizado para declínio cognitivo com boa reserva cognitiva
- Programas de Estimulação Cognitiva para a manutenção ou recuperação de funções cognitivas, em casos de défice neurocognitivo maior e com baixa reserva cognitiva
A integração de intervenções focadas nos aspetos da vida diária e nas competências sociais, com uma componente psicoeducativa, deve ser conduzida no domicílio ou na comunidade onde o paciente está inserido, pois esta é a melhor forma de facilitar a transferência dos ganhos obtidos pelo treino no desempenho funcional do dia-a-dia.
O NeuroHome permite a recuperação funcional em diversas situações clínicas:
- Lesão Cerebral Adquirida (AVC, traumatismos, sequelas neurocirúrgicas, etc)
- Envelhecimento normal ou patológico (Alzheimer e Parkinson)
- Outras doenças do foro neurológico (Esclerose Múltipla, encefalopatias, tumores)
- Doenças do foro neuropsiquiátrico com défice cognitivo associado (Depressão, perturbações de ansiedade, esquizofrenia, etc)
Com o Programa NeuroHome, garantimos estes tratamentos ao domicílio ou na comunidade, com rigor, na presença de um técnico competente, e com recurso à nossa experiência prévia na intervenção neuropsicológica em declínio cognitivo.
Saiba mais: www.neurovida.pt/pt/servicos/programas/neurohome