fbpx

Conheça os benefícios da estimulação por Ultrassom na reabilitação do AVC

O ultrassom focalizado de baixa frequência (LIFU – Low Intensity Focused Ultrasound) tem vindo a ser investigado para modular a actividade cerebral de forma não invasiva, através de ondas ultrassónicas capazes de alcançar zonas profundas do cérebro e com um grau de precisão excepcional – sendo esta a sua grande mais valia quando comparado com outras técnicas de estimulação cerebral não-invasiva.

O papel do ultrassom na reabilitação pós-AVC

O AVC danifica regiões do cérebro e compromete a função motora. Diversas técnicas de estimulação cerebral não-invasiva têm provado a sua capacidade de compensar esta perda funcional, através da estimulação da neuroplasticidade e dos mecanismos de recuperação e compensação.

No caso da estimulação por LIFU, os estudos têm apontado para o potencial da modulação cerebelar como uma estratégia a considerar na recuperação pós-AVC. Recentemente, foi desenvolvido um dispositivo portátil de ultrassom transcraniano (Neurosonx® SR) que estimula a região do córtex motor ou do cerebelo para facilitar a recuperação das funções.

Principais vantagens clínicas da estimulação por LIFU

  • Oportunidade terapêutica não farmacológica
  • Técnica não cirúrgica e não invasiva
  • Não causa dano nos tecidos

Verificamos cada vez mais o aumento e sucesso das técnicas de reabilitação que têm como base a manipulação da actividade cerebral, com o fim de melhorar vários e diferentes distúrbios do sistema nervoso.

O compromisso da NeuroVida é transportar o mais cedo possível para a prática médica, estes e outros avanços das neurociências, sempre com rigor e segurança.

Sobre o Autor

A NeuroVida é uma instituição médica de neurologia e neurociências, pioneira em Portugal, que presta atenção integrada e interdisciplinar de cuidados a doentes do foro neurológico e neuropsiquiátrico. 

A clínica conta com uma equipa de especialistas em diversas áreas interdisciplinares liderada pelo Dr. Lázaro Álvarez, neurologista e neurocientista com mais de 30 anos de experiência.

Se quiser saber mais sobre a clínica ou a sua equipa médica, recomendamos-lhe que visite o nosso site oficial.

Ver mais: AVC, Reabilitação, ultrassom