fbpx

NEUROLITH®: Aprovado um novo e inovador equipamento para o tratamento de doenças neurológicas

Em Dezembro de 2018, o sistema terapêutico NEUROLITH® recebeu a marcação CE (indicativo de conformidade obrigatória para diversos produtos comercializados no Espaço Económico Europeu). Este equipamento, apresentado pela STORZ MEDICAL, tem como objectivo o tratamento de doenças neurológicas através de uma tecnologia chamada Transcranial Pulse Stimulation (TPS).

A TPS consiste na estimulação através de pulsos acústicos curtos com um alcance de frequência de ultrassom, o que permite a neuromodulação do cérebro com um grau elevado de precisão, a uma profundidade de até 5cm (leia o artigo onde explicamos a estimulação cerebral por ultrassom).


O estudo preliminar, que originou a aprovação do NEUROLITH®, mostrou que a TPS pode não só manter as capacidades cognitivas de pacientes com doença de Alzheimer (leve a moderada), mas inclusivamente melhorá-las de forma significativa. Os dados revelam:

  • melhorias ao nível da memória
  • melhorias no desempenho das actividades de vida diária
  • melhorias na capacidade de comunicação
  • aumento das interacções sociais
  • as melhorias duram pelo menos 3 meses após a conclusão do tratamento

Os familiares confirmam: em alguns pacientes, o seu sentido de orientação melhorou ao ponto de conseguirem ir às compras de forma independente, e voltarem para casa.

Apenas em 2020 será concluído o ensaio clínico que irá confirmar a eficácia do NEUROLITH® para tratar a doença de Alzheimer, contudo, os dados disponíveis até ao momento apontam para o forte potencial terapêutico deste equipamento.

Sobre o Autor

A NeuroVida é uma instituição médica de neurologia e neurociências, pioneira em Portugal, que presta atenção integrada e interdisciplinar de cuidados a doentes do foro neurológico e neuropsiquiátrico. 

A clínica conta com uma equipa de especialistas em diversas áreas interdisciplinares liderada pelo Dr. Lázaro Álvarez, neurologista e neurocientista com mais de 30 anos de experiência.

Se quiser saber mais sobre a clínica ou a sua equipa médica, recomendamos-lhe que visite o nosso site oficial.

Ver mais: Alzheimer, Estimulação cerebral não-invasiva