Em Dezembro de 2018, o sistema terapêutico NEUROLITH® recebeu a marcação CE (indicativo de conformidade obrigatória para diversos produtos comercializados no Espaço Económico Europeu). Este equipamento, apresentado pela STORZ MEDICAL, tem como objectivo o tratamento de doenças neurológicas através de uma tecnologia chamada Transcranial Pulse Stimulation (TPS).
A TPS consiste na estimulação através de pulsos acústicos curtos com um alcance de frequência de ultrassom, o que permite a neuromodulação do cérebro com um grau elevado de precisão, a uma profundidade de até 5cm (leia o artigo onde explicamos a estimulação cerebral por ultrassom).
O estudo preliminar, que originou a aprovação do NEUROLITH®, mostrou que a TPS pode não só manter as capacidades cognitivas de pacientes com doença de Alzheimer (leve a moderada), mas inclusivamente melhorá-las de forma significativa. Os dados revelam:
- melhorias ao nível da memória
- melhorias no desempenho das actividades de vida diária
- melhorias na capacidade de comunicação
- aumento das interacções sociais
- as melhorias duram pelo menos 3 meses após a conclusão do tratamento
Os familiares confirmam: em alguns pacientes, o seu sentido de orientação melhorou ao ponto de conseguirem ir às compras de forma independente, e voltarem para casa.
Apenas em 2020 será concluído o ensaio clínico que irá confirmar a eficácia do NEUROLITH® para tratar a doença de Alzheimer, contudo, os dados disponíveis até ao momento apontam para o forte potencial terapêutico deste equipamento.