A Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento frequente, crónica, evolutiva e hereditária. Estima-se que afecte 3 a 8% da população em idade escolar, sendo mais frequente nos rapazes, e uma das principais causas de inadaptação e insucesso escolar, com possíveis consequências na idade adulta.
Origem neurobiológica
Diferentes estudos fazem referência à presença de défices cognitivos e comportamentais na PHDA, podendo esta ser considerada uma patologia neurobiológica com alterações em algumas regiões e circuitos cerebrais:
- Alterações nas funções executivas, nomeadamente, na capacidade para inibir respostas, planeamento e organização do comportamento, flexibilidade mental e memória de trabalho
- Alterações de memória, principalmente no que respeita a estratégias de codificação e recuperação da informação
Principais sinais e sintomas
- Dificuldade em terminar tarefas
- Distraem-se facilmente
- Cometem erros por distracção
- Esquecem facilmente tarefas
- Perdem objectos
- Actividade motora e verbal excessiva
- Impulsivos e com baixo controlo dos impulsos
- Instabilidade do humor
- Dificuldade em respeitar as regras
A importância de diagnosticar e intervir precocemente
De acordo com a literatura, cerca de 40 a 60% dos pacientes com PHDA apresenta pelo menos uma comorbilidade associada, como por exemplo, perturbações do humor, perturbações do comportamento, abuso de substâncias, dificuldades especificas de aprendizagem (como a dislexia), entre outras. Quando não diagnosticadas e tratadas adequadamente, entram numa espiral de insucesso académico, desmotivação e baixa auto-estima.
A identificação precoce é uma das estratégias mais eficazes na minimização das suas consequências, uma vez que o diagnóstico atempado e preciso proporciona uma intervenção adequada e adaptada a cada caso.
Na NeuroVida dispomos de uma equipa multidisciplinar de especialistas nesta área, bem como um programa de intervenção direccionado para estes casos. Contacte-nos para saber mais. Queremos ajudá-lo(a).