A Magnetoterapia no tratamento da dor lombar

O espectro de actuação da magnetoterapia é vasto, podendo ser utilizado sempre que necessário, acelerando o processo de recuperação, tratando-se de um bom coadjuvante no tratamento de doenças inflamatórias, reumáticas, articulares e vasculares.

Assim, pode ser utilizada na fisioterapia para ajudar no tratamento de casos de fracturas, osteoporose, lesões nervosas, artrite reumatóide, tendinites, epicondilite, osteoartrite, lesões musculares, e dor crónica. Pode igualmente ser útil na cicatrização de feridas difíceis, como escaras ou pé diabético.

Dor Lombar

A dor lombar é um problema de grandes dimensões no Sistema de Saúde e tem um elevado impacto socioeconómico. Os custos directos e indirectos associados a esta condição são bastante elevados, bem como as consequências no que se refere ao absentismo e implicações profissionais. Apesar do prognóstico desta patologia ser favorável, 5% evoluem para um quadro clínico de dor lombar crónica.

A dor lombar, geralmente, está associada a factores mecânicos como má postura, a posições inadequadas e esforços repetitivos em associação a deficiência muscular. É resultado da combinação de ocupações que forçam a coluna e má preparação física. Dentre as principais causas de lombalgia de origem ortopédica, destacam-se o trabalho repetitivo, acções de puxar e empurrar, quedas, postura de trabalho estática, trabalhos que envolvem agachamento e torção e levantamento de objectos pesados.

Os fisioterapeutas desempenham um papel fundamental no tratamento, desenvolvendo programas de exercícios aeróbios, postura, fortalecimento e alongamentos, com benefícios na diminuição da dor e no aumento da função, e recorrendo a tecnologia como a magnetoterapia, com efeitos comprovados no alívio dos sintomas e na reparação do tecido afectado.

Na clínica NeuroVida encontrará ao seu dispor todo o potencial da magnetoterapia através do nosso dispositivo QS Flex, associado ao know how do fisioterapeuta que o acompanhará na sua recuperação funcional e na irradicação das suas queixas.