fbpx

Meta-análise confirma a eficácia da estimulação magnética transcraniana na Doença de Parkinson

No passado mês de Agosto (2018), a revista científica Brain and Behavior, dedicada a temas da neurologia, neurociência, psicologia e psiquiatria, publicou uma meta-análise sobre a estimulação magnética transcraniana repetitiva (EMTr) na reabilitação motora de doentes de Parkinson.

23 estudos foram incluídos nesta análise, num total de 646 pacientes. Os resultados demonstraram efeitos terapêuticos significativos na melhoria da função motora, quer a curto, quer a longo-prazo. Os investigadores também observaram que a EMTr de alta-frequência é mais eficaz, particularmente quando se utilizam entre 18 000 – 20 000 pulsos sobre a área cortical M1 bilateral.

Esta meta-análise vem confirmar que a EMTr é uma opção terapêutica segura e eficaz para tratar a Doença de Parkinson. Contudo, o seu efeito pode ser ainda mais potencializado quando se combina a estimulação transcraniana com treino de reabilitação. Na verdade, de acordo com a literatura recente, esta combinação é a alternativa contemporânea não-cirúrgica e não-invasiva com maior potencial terapêutico.

Saiba mais sobre este assunto:

1. Reabilitação multidisciplinar intensiva na doença de Parkinson: Será eficaz?
2. Conheça o nosso programa de intervenção multidisciplinar na Doença de Parkinson
3. Vídeo: Parkinson e o Treino de marcha
4. Parkinson: Opções não-farmacológicas e não-cirúrgicas para o congelamento da marcha
5. Saiba como a Terapia Ocupacional pode ajudar quem tem Doença de Parkinson
Sobre o Autor

A NeuroVida é uma instituição médica de neurologia e neurociências, pioneira em Portugal, que presta atenção integrada e interdisciplinar de cuidados a doentes do foro neurológico e neuropsiquiátrico. 

A clínica conta com uma equipa de especialistas em diversas áreas interdisciplinares liderada pelo Dr. Lázaro Álvarez, neurologista e neurocientista com mais de 30 anos de experiência.

Se quiser saber mais sobre a clínica ou a sua equipa médica, recomendamos-lhe que visite o nosso site oficial.

Ver mais: Estimulação Magnética Transcraniana, parkinson, Reabilitação