fbpx

Nova tecnologia de estimulação da medula permite recuperar a capacidade de andar

Uma equipa suiça, liderada pelo neurocientista Grégoire Courtine, da Escola Politécnica Federal de Lausanne, e pela neurocirurgiã Jocelyne Bloch, do Hospital Universitário da mesma cidade, implantou um conjunto de 16 eléctrodos na medula espinhal de 3 pacientes paraplégicos, com o propósito de estimular os neurónios motores.

David, um dos pacientes que beneficiou deste tratamento. / Créditos de imagem: EPFL Hillary Sanctuary

Este novo protocolo de reabilitação combina a estimulação eléctrica da medula com sessões de fisioterapia, permitindo aos pacientes recuperar o controlo do movimento das pernas (capacidade que haviam perdido pela falta de conexão entre o cérebro, a medula e os membros), devolvendo assim parte da sua capacidade de andar.

Grégoire Coutrine explica que esta descoberta se baseou no entendimento que obtiveram ao longo de anos de investigações em laboratório com animais, acerca dos mecanismos subjacentes ao movimento dos membros. Coutrine acrescenta que a equipa foi capaz de imitar/simular em tempo real a forma como o cérebro activa naturalmente a medula espinhal.

Esta investigação demonstra que as lesões medulares devem deixar de ser vistas como uma barreira intransponível entre o cérebro e os membros, uma vez que confirma que as conexões nervosas podem ser reactivadas ou redireccionadas. Se estes resultados forem replicados em mais pacientes, podemos estar perante uma revolução no tratamento das paralisias causadas por acidentes.

 

Artigos de divulgação na Revista Nature:

– Paralysed people walk again after spinal-cord stimulation
– Three people with spinal-cord injuries regain control of their leg muscles
– Targeted neurotechnology restores walking in humans with spinal cord injury
– Electrical spinal cord stimulation must preserve proprioception to enable locomotion in humans with spinal cord injury
Sobre o Autor

A NeuroVida é uma instituição médica de neurologia e neurociências, pioneira em Portugal, que presta atenção integrada e interdisciplinar de cuidados a doentes do foro neurológico e neuropsiquiátrico. 

A clínica conta com uma equipa de especialistas em diversas áreas interdisciplinares liderada pelo Dr. Lázaro Álvarez, neurologista e neurocientista com mais de 30 anos de experiência.

Se quiser saber mais sobre a clínica ou a sua equipa médica, recomendamos-lhe que visite o nosso site oficial.

Ver mais: Reabilitação