fbpx

Benefícios da estimulação cerebral não-invasiva na Dor Orofacial crónica

Dor Orofacial é um termo clínico que diz respeito à dor percebida no rosto e/ou cavidade oral. Esta pode ser causada por distúrbios nas estruturas desta região (olhos, nariz, dentes, língua, seios perinasais, ouvidos, músculos e articulações temporomandibulares), ou por disfunções do sistema nervoso, entre outras causas.

Quando esta dor se torna crónica, aumentam os níveis de angústia e de incapacidade, e dá-se uma diminuição da qualidade de vida.

A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) e a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) são técnicas de estimulação cerebral não-invasiva que estão a ser investigadas como alternativas terapêuticas para vários tipos de dor crónica.

Especificamente sobre a Dor Orofacial, foi recentemente publicada uma revisão sistemática na revista científica Journal of Pain Research (Agosto de 2018), realizada com o objectivo de avaliar a eficácia da EMT e ETCC na redução da intensidade da dor.

Foram analisados 11 estudos de EMT e 3 de ETCC, num total de 228 pacientes. Os tipos de Dor Orofacial manifestada incluíam: neuralgia do trigémeo, neuropatia trigeminal, síndrome da ardência bucal, dor facial atípica, e perturbações temporomandibulares. Os resultados demonstraram que ambas as técnicas produziram uma significativa redução da dor, contudo, existem evidências mais sólidas a favor da EMT.

Principais benefícios observados:

  • Efeito analgésico em dor neuropática
  • Redução significativa da intensidade da dor
  • Melhoria de sintomas depressivos
  • Quanto mais sessões realizadas, mais duráveis são os efeitos analgésicos

 

Fonte:
https://www.dovepress.com/non-invasive-brain-stimulation-in-chronic-orofacial-pain-a-systematic–peer-reviewed-article-JPR
Sobre o Autor

A NeuroVida é uma instituição médica de neurologia e neurociências, pioneira em Portugal, que presta atenção integrada e interdisciplinar de cuidados a doentes do foro neurológico e neuropsiquiátrico. 

A clínica conta com uma equipa de especialistas em diversas áreas interdisciplinares liderada pelo Dr. Lázaro Álvarez, neurologista e neurocientista com mais de 30 anos de experiência.

Se quiser saber mais sobre a clínica ou a sua equipa médica, recomendamos-lhe que visite o nosso site oficial.

Ver mais: dor, Estimulação cerebral não-invasiva