Dor Orofacial é um termo clínico que diz respeito à dor percebida no rosto e/ou cavidade oral. Esta pode ser causada por distúrbios nas estruturas desta região (olhos, nariz, dentes, língua, seios perinasais, ouvidos, músculos e articulações temporomandibulares), ou por disfunções do sistema nervoso, entre outras causas.
Quando esta dor se torna crónica, aumentam os níveis de angústia e de incapacidade, e dá-se uma diminuição da qualidade de vida.
A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) e a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) são técnicas de estimulação cerebral não-invasiva que estão a ser investigadas como alternativas terapêuticas para vários tipos de dor crónica.
Especificamente sobre a Dor Orofacial, foi recentemente publicada uma revisão sistemática na revista científica Journal of Pain Research (Agosto de 2018), realizada com o objectivo de avaliar a eficácia da EMT e ETCC na redução da intensidade da dor.
Foram analisados 11 estudos de EMT e 3 de ETCC, num total de 228 pacientes. Os tipos de Dor Orofacial manifestada incluíam: neuralgia do trigémeo, neuropatia trigeminal, síndrome da ardência bucal, dor facial atípica, e perturbações temporomandibulares. Os resultados demonstraram que ambas as técnicas produziram uma significativa redução da dor, contudo, existem evidências mais sólidas a favor da EMT.
Principais benefícios observados:
- Efeito analgésico em dor neuropática
- Redução significativa da intensidade da dor
- Melhoria de sintomas depressivos
- Quanto mais sessões realizadas, mais duráveis são os efeitos analgésicos