O Acidente Vascular Cerebral (AVC) está entre as patologias que causam mais limitações físicas e funcionais. A Hemiparésia é a alteração física mais comum após um AVC, comprometendo o funcionamento dos membros superior e inferior de um mesmo lado do corpo, caracterizada por um padrão de rigidez dos músculos flexores do membro superior e dos músculos extensores do membro inferior.
A Terapia de Contensão Induzida é uma importante técnica de reabilitação, que tem vindo a destacar-se recentemente e que tem como objectivos:
- Promover a melhoria funcional do membro parético
- Possibilitar a melhoria do desempenho ocupacional
- Promover a qualidade de vida do paciente
Hoje damos a conhecer uma pequena parte da jornada da reabilitação de um jovem de 21 anos após um AVC. No vídeo abaixo pode ver o resultado da intervenção (após a aplicação do protocolo da Terapia de Contensão Induzida) quando comparado ao início do tratamento. São notórias as melhorias na capacidade funcional e no tempo de execução das tarefas, no aumento do uso do membro parético, e na ampliação do desempenho motor.
Com a ajuda da Terapia Ocupacional, este jovem iniciou uma jornada pela recuperação. Paciente e Terapeuta juntos, em equipa, alcançaram uma maior autonomia!