fbpx

Terapia Ocupacional: Será tudo uma brincadeira?

É frequente um terapeuta ocupacional ouvir as questões: “Será que o meu filho precisa de ajuda? Que tipo de ajuda? A quem recorro?” e , por fim, quando é indicado que a criança necessita de ser acompanhada por um terapeuta ocupacional, surge ainda outra questão: “O que é que um terapeuta ocupacional vai fazer com o meu filho?

Efectivamente, se assistir a uma sessão de Terapia Ocupacional do seu filho, provavelmente achará que é tudo “brincadeira”. Mas poderá a dita “brincadeira” ser um trabalho muito sério?

De acordo com a Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA), “brincar” representa a principal ocupação das crianças, sendo vista como uma necessidade e ocupação fundamental para o desenvolvimento de competências do dia-a-dia.

Por exemplo, é através da pintura de um desenho que a criança desenvolve competências necessárias para utilizar correctamente um lápis e escrever sem dificuldades. É através do jogo que o seu filho percebe que existem regras, sequências e consequências. É construindo uma torre de legos que o seu filho desenvolve a coordenação entre as duas mãos, essencial para atar os atacadores dos seus ténis sozinho.

O Terapeuta Ocupacional utiliza a diversão como forma de alcançar objectivos terapêuticos, tais como:

  • Promover competências motoras e cognitivas
  • Estimular a criatividade
  • Reforçar as competências sociais

O Terapeuta Ocupacional irá apoiar a criança e a sua família ao longo das várias etapas do seu desenvolvimento, promovendo a independência, a funcionalidade e o sucesso da criança. Em baixo pode ver alguns dos exercícios realizados pela nossa Terapeuta Ocupacional, bem como uma breve descrição dos benefícios terapêuticos de cada um.

Sobre o Autor

A NeuroVida é uma instituição médica de neurologia e neurociências, pioneira em Portugal, que presta atenção integrada e interdisciplinar de cuidados a doentes do foro neurológico e neuropsiquiátrico. 

A clínica conta com uma equipa de especialistas em diversas áreas interdisciplinares liderada pelo Dr. Lázaro Álvarez, neurologista e neurocientista com mais de 30 anos de experiência.

Se quiser saber mais sobre a clínica ou a sua equipa médica, recomendamos-lhe que visite o nosso site oficial.

Ver mais: aprendizagem, terapia ocupacional