É frequente um terapeuta ocupacional ouvir as questões: “Será que o meu filho precisa de ajuda? Que tipo de ajuda? A quem recorro?” e , por fim, quando é indicado que a criança necessita de ser acompanhada por um terapeuta ocupacional, surge ainda outra questão: “O que é que um terapeuta ocupacional vai fazer com o meu filho?”
Efectivamente, se assistir a uma sessão de Terapia Ocupacional do seu filho, provavelmente achará que é tudo “brincadeira”. Mas poderá a dita “brincadeira” ser um trabalho muito sério?
De acordo com a Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA), “brincar” representa a principal ocupação das crianças, sendo vista como uma necessidade e ocupação fundamental para o desenvolvimento de competências do dia-a-dia.
Por exemplo, é através da pintura de um desenho que a criança desenvolve competências necessárias para utilizar correctamente um lápis e escrever sem dificuldades. É através do jogo que o seu filho percebe que existem regras, sequências e consequências. É construindo uma torre de legos que o seu filho desenvolve a coordenação entre as duas mãos, essencial para atar os atacadores dos seus ténis sozinho.
O Terapeuta Ocupacional utiliza a diversão como forma de alcançar objectivos terapêuticos, tais como:
- Promover competências motoras e cognitivas
- Estimular a criatividade
- Reforçar as competências sociais
O Terapeuta Ocupacional irá apoiar a criança e a sua família ao longo das várias etapas do seu desenvolvimento, promovendo a independência, a funcionalidade e o sucesso da criança. Em baixo pode ver alguns dos exercícios realizados pela nossa Terapeuta Ocupacional, bem como uma breve descrição dos benefícios terapêuticos de cada um.