5 dicas para cuidar do seu cérebro e melhorar a sua qualidade de vida

Uma das componentes essenciais da qualidade de vida é uma boa saúde. Gostaríamos de partilhar cinco formas de cuidar do seu cérebro que irão melhorar o seu bem-estar.

1. Manter a mente activa
Várias investigações têm demonstrado que exercícios como a leitura, as palavras cruzadas, a sopa-de-letras, o sudoku, os quebra-cabeças e os jogos de cartas ou de tabuleiro, ajudam a manter a mente activa, prevenindo a perda de memória e estimulando a agilidade e o raciocínio.

2. Praticar exercício físico
O exercício físico moderado é essencial para estimular o corpo e oxigenar o cérebro. Caminhar regularmente, andar de bicicleta, praticar ginástica ou outra forma de exercício, ajuda a manter a sua saúde física e mental, afastando o stress e as doenças.

3. Ter uma boa noite de sono
O sono regular e ininterrupto é essencial para o organismo, uma vez que durante o sono ocorre o principal momento de reparação e regeneração do corpo. Estudos têm sugerido que não dormir bem pode ter um impacto negativo nas funções metabólicas e endócrinas.

4. Beber água suficiente
Sabia que cerca de 80% do seu cérebro é composto por água? Uma hidratação adequada é fundamental para um bom desempenho intelectual. Em caso de desidratação ligeira (perda de 2-4% da água corporal) poderá experimentar dificuldades na memória a curto-prazo, na atenção e na capacidade de realizar operações aritméticas.

5. Respirar ar puro
Além de água, o cérebro é constituído por centenas de milhares de pequenos vasos sanguíneos, consumindo mais de 20% do oxigénio do nosso organismo. Sangue rico em oxigénio é uma condição fundamental para que o cérebro se mantenha funcional. Aproveite um local tranquilo, com ar puro, e dedique alguns minutos do seu dia a inspirar e expirar profundamente.

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