A sua saúde e a qualidade de vida

A Qualidade de Vida (QdV) é um conceito multidimensional que se relaciona com a saúde física e mental e com a esfera intra e interpessoal de cada pessoa. Uma das primeiras referências à QdV encontra-se registada no editorial da revista Annals of Internal Medicine de 1966, onde se pode ler:

“O que todos os médicos desejam para cada um de seus pacientes, idosos ou jovens, não é apenas a ausência da morte, mas a vida com uma qualidade vibrante que associamos a uma juventude vigorosa.”

Esta afirmação tinha como fim abordar as questões éticas associadas ao aumento do sucesso dos tratamentos, contudo, por vezes com efeitos adversos para os pacientes envolvidos.

Gradualmente, a saúde, que costumava ser definida em termos de morte e extensão da doença, começou a ser compreendida como um conceito que abrange o funcionamento das pessoas na sua vida quotidiana e a sua avaliação pessoal de bem-estar.

Em 1975, a “Qualidade de Vida” foi introduzida como uma palavra-chave nos bancos de dados da literatura médica e, durante a última década, registaram-se cerca de 4000 artigos por ano referentes a estudos sobre a QdV.

Quatro grandes dimensões da saúde estão directamente envolvidas na QdV:

  • Saúde física (sensações somáticas, sintomas de doenças e efeitos secundários)
  • Saúde mental (sofrimento psicológico e perturbações psiquiátricas diagnosticáveis)
  • Saúde social (aspectos quantitativos e qualitativos dos contatos e interações sociais)
  • Saúde funcional (autonomia, cuidado pessoal, mobilidade e nível de actividade física)

Na Clínica NeuroVida procuramos, não só tratar os nossos pacientes com sucesso, mas potenciar a sua qualidade de vida nas diferentes esferas – através de tratamentos inovadores com efeitos secundários leves e passageiros, de técnicas e métodos que aceleram o processo de recuperação, mas, muito principalmente, através de uma equipa multidisciplinar que possibilita a reabilitação integral.

A nossa missão é melhorar as 4 dimensões da sua saúde, para que viva a sua vida com o máximo de qualidade possível.